sexta-feira, 25 de julho de 2014

Pós Meridion e Ídolos de Matineé - 1º Rock'n Ville (Flexi-disc - Independente, 1987)


               Em maio de 1987 a cidade catarinense de Joinville recebeu o festival Rock'n Ville, Uma festa que contou com duas bandas curitibanas bastante representativas do rock sombrio que se produzia na capital paranaense na segunda metade da década de 80, o Pós Meridion e o Ídolos de Matineé. 

               A estratégia promocional do evento incluiu a produção de um flexi disc, um compacto de plástico com meio milímetro de espessura e apenas um lado, que trazia três canções. As duas primeiras com o Pós Meridion, "Sistema" e "Problema complexo", e a última do Ídolos de Matineé, "Rocky marciano". 


"Eu descobri um fornecedor de discos de São Paulo/SP que estava produzindo flexi disc. Contei para o meu amigo Ricardo Pinheiro, o Barriga, e ele descolou os patrocínios e produziu o evento. A festa era em Joinville/SC e o ingresso era o próprio flexi disc. E empresa de ônibus Penha cedeu o transporte e partimos pela manhã. No ônibus estava a minha banda, o Pós Meridion, mais o Ídolos de Matineé e um grupo de modelos que iria desfilar na festa, esta era a parte "jeca" da festa, eram os anos 80... Foi meu primeiro show como músico profissional, o clube Liga das Sociedades estava cheio, o som estava ótimo. Mas depois do show houve uma confusão generalizada entre duas turmas e a briga foi de voar cadeiras"
                                                Samuel Radiocaos, baixista do Pós Meridion

             Os nove minutos de duração do flexi disc foram suficientes para apresentar as bandas, todas influenciadas pelo post punk inglês, que em Curitiba encontrou quase que um segundo lar. O Pós Meridion era mais punk, vide a temática da letras, estas por si um tanto ingênuas. O Ídolos de Matineé ainda não era tão "new wave" e soa obscuro em "Rocky Marciano", com os vocais de Leonardo Secco.

                O projeto gráfico é bastante simples, mas conta com todas as letras e fotos das duas bandas. Um registro raro do rock feito em Curitiba. 

                   Quer ouvir? Download aqui!
                   
                   Também disponível no Youtube!

3 comentários:

  1. VALEU MARCELO... NOSSO ROCK VIVE!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que rareza cara!!! Eu adoro de loucura o Idolos de Matinee!!

    Leandro Albuquerque

    ResponderExcluir
  3. Valeu por relembrar bons tempos do Rock curitibano. Aquí sou Pablo Pichaco baterista do Idolos nessa época. Um abraco.

    ResponderExcluir