sábado, 25 de maio de 2013

Concreto "A calma da alma" (Independente, 1998)


              O quarteto de hard rock/heavy metal de Belo Horizonte/MG Concreto, formado em 1993 levou 5 anos para chegar ao seu disco de estreia. Em 1994 tiveram uma grande oportunidade ao editarem um LP picture por um selo norte-americano, com distribuição na Europa e Japão. Contudo os resultados obtidos com o primeiro registro não foram suficientes para que o Concreto tentasse uma carreira internacional, também não deixaram a banda conhecida no Brasil.

             Os anos de espera para chegar em "A calma da alma" são responsáveis pelo resultado positivo do álbum. A produção e o direcionamento do disco não deixam dúvidas do esmero do quarteto no cuidado com letras, arranjos e interpretações. O disco é um destes casos de trabalhos tão bem cuidados que até mesmo quem não é familiarizado ao estilo pode ser cativado.

             Uma característica legal da banda é ter dois vocalistas, o guitarrista Túlio de Paula  e o baixista Marcelo Loss, que se revezam e alternam o vocais, por sinal bastante diferentes, Túlio mais melódico e Marcelo mais blueseiro.
Revista Dynamite, ed. 35 Fevereiro/Março de 1999

            "A calma da alma" traz 17 canções em 60 minutos. Abre com a excelente faixa título e já dá mostras do que vem pela frente: riffs pesados, levada carregadas à Black Sabbath, incursões mais blues e letras em inglês e português. O álbum segue com outras boas faixas, como "Alegria e dor" - que ganhou vídeo clipe razoavelmente exibido na MTV - , as belas guitarras de "O aviso",  e mais "Someone you" e "O que vem depois?".

            Mesmo lançado por conta própria, "A calma da alma" trouxe bons resultados de mídia e público, contam-se mais de 3 mil cópias vendidas, algo muito difícil quando se trata de um trabalho independente. O projeto gráfico é simples e bastante completo, traz todas as letras, ficha técnica e foto. Em 2001 a banda lançou seu segundo disco, "Aquele que tem", pelo selo Tamborete e seguiu fazendo shows e angariando público e respeito no underground nacional.

           Quer ouvir? Download aqui!

4 comentários:

  1. Muito bom! Gostaria de achar mais material da banda... Tentei achar o cd "Aquele que tem", mas não encontro em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago!
      Eu tenho este CD. Se você quiser, me manda teu email que eu te mando um link para você baixar.
      Abraços!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Thadeu,
      Mande um email para marcelo_mara@hotmail.com que eu te mando um link para baixar o "aquele que tem".

      Excluir