terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Elton Medeiros "Mais Feliz" (Leblon Records, 1995)


                  O 15º disco deste veterano, e um dos mais importantes compositores brasileiros, reúne 15 canções de Elton Medeiros com alguns de seus grandes parceiros, dentre eles: Cartola, Ana Terra, Hermínio Bello de Carvalho, Sergio Ricardo, Eduardo Gudin, Carlinhos Vergueiro, Décio Carvalho, Afonso Machado, Regina Werneck e Paulinho da Viola. Ufa! Isso para ficarmos apenas nas parcerias presentes em “Mais feliz”, afinal, durante seus atuais 83 anos de vida Elton Medeiros já dividiu momentos de composição com Zé Keti, Paulo Vanzolini, Maurício Tapajós e mais um sem número de outros compositores que fazem parte da bela história do samba.

                         Relatar a importância de Elton Medeiros para a música brasileira renderia mais um sem número de parágrafos e uma coleção de adjetivos, além de espaços para contar parte de suas viagens e participações em festivais nas décadas de 60 e 70. Entretanto, ficamos apenas com este registro fonográfico da década de 90. “Mais feliz” traz uma coleção de sambas com o elegante registro vocal de Elton, no qual destacam-se as belas letras noturnas e tristes, “Folhas no ar”, “A mesma estória” e “Minha confissão”.

                          Há também as instrumentais “Um tema para Tom” e “Improviso brasileiro”. O grupo que acompanha a execução é formado só por feras. Nas letras esperançosas e, como o próprio título afirma, mais felizes, o coro das vozes de Cristina Buarque, Miúcha, Bee e Monica Rangel dão o apoio, como em “Quando amanheceu” e “Folha virada”. Em “Coração deserto” Elton faz dueto com Regina Werneck, também autora da letra. No frevo “Virando pó” o dueto é com Patrícia Megalle.

                       O álbum lançado apenas em CD pelo selo carioca Leblon Records tem projeto gráfico caprichado, traz todas as letras e um belo texto de apresentação de outro gigante das artes do Brasil, Mário Lago (1911-2002). Um trabalho realizado com esmero de um nome para o qual todas as reverências ainda não dão conta de sua grandiosidade.

                              Quer ouvir? Download aqui!
                              Também disponível no/Youtube!

Nenhum comentário:

Postar um comentário