sábado, 19 de janeiro de 2013

Caracol - João de Bruçó & R.H. Jackson (Independente, 1989)






Retirado da revista Bizz

Um disco completamente atípico na discografia brasileira. Essencialmente experimental, o projeto que uniu o guitarrista e produtor R.H. Jackson com o percussionista João de Bruçó, sob o nome de Caracol, não tem precedentes, são 8 temas instrumentais que poderiam funcionar como trilhas de um filme que nunca foi realizado.

Retirado da revista Bizz (resenha: Alex Antunes)



 
 O álbum é fruto de pesquisa e experimentação em estúdio. “Das matas” tem samples de vozes de cantos tribais sobrepostas à percussão de João e navalhadas da guitarra de Jackson. Noutros momentos há estéticas musicais mais conhecidas como o samba “Terra batida” e o baião bucólico em “Dona Rôxa”. Não há como destacar uma canção, pois, a natureza do projeto não carrega elementos de música popular, ainda que o hibridismo de instrumentos orgânicos e eletrônicos nos dê características de produções do pós punk e da no wave – aqui elevadas ao extremo.
          

Totalmente produzido pela dupla – quem arriscaria por no “mercado” um disco tão anticomercial? – o álbum tem projeto gráfico bastante interessante, com ilustrações de traços infantis de Luana e Rebeca, foto, ficha técnica e encarte com frases de Walter Smetak, John Cage, Eric Satie, Robert Fripp, entre outros, a contra capa traz uma frase de apresentação feita por Walter Franco, uma referência clara para o Caracol. Após este disco a banda deixou outro registro na coletânea "No Major Babes Vol. 2", também produzida por R.H. Jackson.

Quer ouvir? Download aqui!

2 comentários:

  1. Puta merda cara!!!!!!!!!!!!!! Estou procurando o disco desses dois há anos!!! Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Smetak!
      Obrigado pelo comentário! Estamos às ordens.
      Espero um dia ter os discos do Walter Smetak para postá-los aqui.
      Abraços.

      Excluir