quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

V.A. “Ciclojam” (+Mais Records, 2001)



                Há dez anos um programa transmitido pela TV Educativa de Curitiba reunia bandas locais de todos os estilos, veteranas ou novas, era o Ciclojam, ideia do jornalista Ciro Ridal, o Jack Shadow.

               "Ciclojam" é uma coletânea de algumas bandas que se apresentaram no programa, são 10 bandas e 20 faixas, 2 canções para cada. O disco abre com o Beijo Aa Força (reduzido a um quarteto, como nos primeiros anos) e seu hit "Homem de ferro"; segue com as esquisitices do Frutos Madurinhos do Amor; Mariele Loyola participa com o Cores D Flores, meio trip hop, com peso e melodia, já haviam se destacado no cenário curitibano com o CD demo "Demonstração em Laboratório". O Woyzeck apresenta sua formação mais enxuta, o quinteto de seu último ano de existência, as canções em nada se parecem com os petardos fantásticos apresentados no disco "Quebra-queixo"; o Mosha tem uma forte influência de bandas guitar-shoegaze-britpop, tanto que chegaram a tentar a vez na Inglaterra; o Universo Paralelo tem um casal revezando os vocais e bebe na fonte do guitar sound, mas tem o diferencial das letras em português, algo raro nas bandas brasileiras do gênero; o Whir segue a mesma linha guitar, as meninas tiveram bastante repercussão na mídia local e fizeram muitos shows pelo estado; Pogoboll apresenta uma outra cara das bandas de Curitiba, um rock'n'roll cheio de funk e balanço; o mesmo acontece com o Zirigdun Pfóin, mas com mais rap/repente na mistura; por fim o Dona Preta, também segue o caminho rock com groove, dessa vez melhor conduzido e com boa cama de percussão e teclado.

                 O álbum lançado pela +Mais Records, propriedade do entusiasta e incentivador das bandas paranaenses Manoel de Souza Neto, teve uma pequena tiragem e pouca repercussão. O projeto gráfico é simples e incompleto, vale lembrar que este não é um disco com objetivos comerciais. Há um detalhe muito importante, um texto, uma ode ao Rock'n'Roll, escrito por Pedro do Rosário Neto (1964-1998). Pedro foi proprietário da antológica loja curitibana 801 Discos, local que abrigou a gravação do primeiro programa Ciclojam, quando este ainda era veiculado pela rádio Estação Primeira.

                 Quer ouvir? Download aqui!

6 comentários:

  1. Legal esse blog, sempre bom garimpar essas raridades. Vou adicionar lá na Revista Curitibana, dê só uma olhada: http://revistacuritibana.blogspot.com/ - Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela visita Robson!
    Dei uma sacada no teu blog, legal pracaralho! Caprichadíssimo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Pode subir de novo? Excelente trampo, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Levi Leal e (C.D.)!
      Link atualizado, podem baixar!
      Abraços!

      Excluir