sábado, 8 de janeiro de 2011

V.A. "Cadáver Pega fogo durante o velório" (Vento de Raio Produções Artísticas, 1983)

                                
            Se existe um disco que representa o título de "maldição de samba", certamente é este. “Cadáver...” foi composto por Fernando Pellon, um carioca apaixonado por samba e também pelos temas do submundo cotidiano. O disco foi produzido e gravado no Rio de Janeiro, lançado pelo selo independente Vento de Raio, sofreu com uma precária distribuição e poucos shows, o que trouxe um caráter 'clandestino' ao álbum.
             
        “Cadáver...” tem 9 canções distribuídas entre sambas e choros cantados por 5 intérpretes, incluindo o próprio compositor, dentre os músicos, destaca-se as participações de Raphael Rabello no violão e Helvius Vilela no piano.
      A arte do LP traz manchetes, do extinto jornal popular Ultima Hora, que dialogam com as temáticas das letras. Na capa as fotos das 5 vozes do disco imita cartazes dos procurados pela regime militar, no rodapé há um texto de apresentação do jornalista Tárik de Souza, emprestando credibilidade ao álbum.
            
          As letras versam sobre loucura suicida, “Tal como Nazareth”, voz de Paulinho Lemos, um convite para armar uma “doidera”, ser internado e terminar afogado em algum lago anônimo. Presenciar um atropelamento, o samba enredo "Carne no jantar”, voz de Nadinho da Ilha. Doenças de toda sorte, em “Vã esperança” o autor compara o amor arrebatador a certos casos de lepra, quando a doença nos dilacera os membros, e em “Porta afora” narra a história do sujeito que ao se descobrir com câncer, agradece a Deus, pois, fizera um seguro de vida.
           
           “Cadáver...” passou incólume quando lançado, teve seu relançamento em CD, independente e numa pequena tiragem (com outra capa e creditado apenas a  Fernando Pellon), mas pode ser encontrado em MP3.

                      Quer ouvir? Download aqui!

                         Também disponível no Youtube!

6 comentários:

  1. Não tem como você recolocar o link para download novamente, por favor?

    ResponderExcluir
  2. Encontrei! http://www.4shared.com/file/113644979/ab2b6936/Cadver_Pega_Fogo_Durante_Velrio.html

    ResponderExcluir
  3. Olá. Descobri ontem essa maravilha e to de cara.
    Aí de repente me veio a idéia de procurar alguns discos bem marginais de samba e tal, mas só conheço este, agora, e o do Azambuja e Cia.
    Alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El'Sdee,
      aqui é quem escreve o Disco Furado.
      Recomendo os discos do Nadinho da Ilha e o "Asfalto" do joão de Aquino.
      abraços

      Excluir
  4. Olá disco_furado, teria como repostar o link? Ouvi na sua página do youtube e gostaria de baixar essa obra prima!!

    ResponderExcluir